quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MUDANÇAS NAS ELEIÇÕES 2012



Eleitores optam por novos candidatos e alteram mapa político do Brasil


Ainda existe esperança de uma política melhor no Brasil. Pelo menos foram o que mostraram os resultados das eleições municipais de 2012 em todo país. Das principais e maiores capitais brasileiras apenas quatro tiveram seus governantes reeleitos. Entre eles estão: Eduardo Paes – Rio de Janeiro; Marcio Lacerda - Belo Horizonte; Paulo Garcia - Goiânia; José Fortunati - Porto Alegre. O Partido dos trabalhadores foi o que mais se beneficiou nessa eleição, e mostrou que mesmo com o julgamento do mensalão ainda tem a cofiança dos eleitores. O PT vai governar 27, 6 milhões de brasileiros que vivem em 16 das maiores cidades no país. O PMDB, aliado a base governista, ficou com nove das principais prefeituras. PSDB ganhou 15 e PSB 11.


Em nota oficial no site do PT, Um dos fundadores do partido, Deputado Raul Pont, expressou a satisfação pelo crescimento do sindicato. “As eleições municipais nos permitiram mais espaço próprio do que em 2010, quando a eleição presidencial com Dilma nos condicionou a necessidade de uma política de alianças mais ampla e apoio aos aliados em vários Estados.”

Quando o assunto são as capitais brasileiras os números ficam muitos mais distribuídos. O PSB agora têm cinco, PT e PSDB quatro, PDT três e PMDB, DEM e PP duas cada. Apesar de queda no comando de algumas prefeituras o PMDB segue com 1031 delas, o PSDB 702 e PT com 636 municípios. O PSB têm 443 e quem surpreendeu foi o PSD, recentemente criado conquistou 497 municípios. O DEM ficou apenas com 277.

Em relação aos vereadores, em todo Brasil menos que a metade conseguiu se reeleger. Para o cientista político, Paulo Kramer, essas eleições representaram a vontade do eleitor por mudanças. Em entrevista a uma emissora de TV frisou essa necessidade. “O fortalecimento de novas lideranças trouxe a vontade do novo para as pessoas, uma demanda que tava faltando para os eleitores”.

CRESCE O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

As eleições de 2012 trouxe também outra novidade. O número do eleitorado foi o maior de todos os tempos no país com aproximadamente 140 milhões de brasileiros aptos a votar. Está foi a maior eleição informatizada do mundo. Este número reflete devido ao crescimento que sofre o país e também pelo interesse do povo por questões política. Atualmente, mais de 15 milhões de pessoas estão filiadas nos 29 partidos cadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. PMDB tem mais de dois milhões de cadastros, PT e PP mais de um milhão. Juntos são os que mais possuem números de filiações. No Brasil os eleitores do sexo feminino são maioria, mas com uma margem muito pequena de quatro por cento a mais que o masculino. A maior concentração do eleitorado está nas pessoas com idade entre 25 e 34 anos totalizando aproximadamente 33 milhões de pessoas. Seguem estes números os eleitores com idade entre 45 e 59 anos que somam 32 milhões e 35 e 44 anos composto por cerca de 27 milhões de cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...