domingo, 23 de setembro de 2012

Coligações para vereadores



No dia 7 de outubro, cerca de 4,7 milhões de cariocas irão as urnas para votar em um dos 1.624 candidatos a vereadores. Diferente do que ocorre nas eleições para prefeito, os partidos podem se coligar de forma diferente para as candidaturas a vereador. Esse sistema chamado de Eleições Proporcionais permite que as cadeiras da câmara sejam ocupadas pelo partido de acordo com o número de votos obtidos. Desse modo, os partidos se coligam formando uma chapa bem menor e o voto é computado para a coligação formada.

No Rio de Janeiro, o candidato prefeito Eduardo Paes (PMDB) possui apoio de outros 19 partidos para sua reeleição, entretanto, para vereador, o partido optou por se coligar com apenas um único partido, o PSC. Somente essa coligação é responsável por mais de 100 candidatos.  Com isso será calculado a quantidade de votos que todos esses nomes conseguirem e o partido ganha determinado número de cadeiras na câmara.

Na realidade poucos são os partidos que realizam coligação nas eleições proporcionais. No município do Rio, além de PMDB – PSC existem apenas mais três chapas: PTC – PSL, PRTB – PRP e PSDC - PMN. Isso ocorre porque nenhum partido quer perder a chance de conseguir maior representatividade dentro da assembléia e ter que dividir seus votos com outro.

Dentro desse cenário ocorreu um caso interessante com os partidos de oposição. Muito antes dos inícios do período eleitoral, o PSTU procurou o PSOL para formar um coligação tanto para prefeito quanto para vereador. A direção psolista respondeu que não queria chapa com   nenhum partido. Na verdade o que ocorreu foi que o PSTU indicaria o Cyro Garcia para vereador e, com a força que o PSOL vem ganhando na cidade, os votos computados para vereador provavelmente colocaria o próprio Cyro Garcia na câmara. Por saber que possui força suficiente para aumentar seu número de vereadores, o PSOL não quis a formação de chapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...